Ortodontia

Ortodontia

O sucesso do tratamento ortodôntico depende da sua colaboração, por isso, o Instituto Petterle selecionou os principais cuidados que temos que ter com o aparelho fixo e móvel, veja alguns deles:

  • Lembre-se, o lugar ideal do seu aparelho móvel (removível) é a boca. Não é a gaveta do seu quarto ou outro local da casa. Remova somente para alimentar-se e siga as instruções do seu ortodontista;
  • Um dos pontos fundamentais para quem usa aparelho fixo é a alimentação. Existem alimentos contra-indicados que poderão quebrar o aparelho, e, consequentemente, machucar a boca e atrasar o tratamento ortodôntico. Alimentos duros e pegajosos são contra-indicados (bala, goma de mascar, pipoca, amendoin,…);
  • Alimentos que contenham açucares deverão ser ingeridos moderadamente pois poderão causar cáries dentais. Em relação ao aparelho móvel, deve-se ter cuidado com a forma de guardá-los. A caixa plástica fornecida pelo seu ortodontista é o local correto de armazená-lo. Nunca colocar em cima da geladeira ou da cama, embrulhar num guardanapo ou colocar no bolso ou na bolsa. Isso evita perder ou quebrar o seu aparelho móvel desnecessariamente.

Caso quebrar o aparelho móvel, procure o seu ortodontista imediatamente. Nunca tente consertá-lo. Só o seu ortodontista sabe como ajustá-lo.