Odontologia preventiva

Odontologia preventiva

Odontologia preventiva é a maneira moderna de ajudar você a manter uma boca saudável. Isso ajuda você a manter seus dentes íntegros e significa que você precisa ter menos tratamentos odontológicos. As duas principais causas de perda de dente são a decomposição e a doença das gengivas. Quanto melhor você evitar ou lidar com esses dois problemas, mais chances você terá de manter seus dentes para toda a vida.

Quando a equipe dentária e o paciente trabalham juntos, isso pode ajudar a prevenir a necessidade de tratamento – especialmente recheios e extrações. Nossa equipe pode recomendar um curso de tratamento para obter uma boca em boas condições, e depois elaborar um “plano de manutenção” para ajudá-lo a manter assim.

Decomposição dentária

A decomposição dentária(cárie) é a doença global mais comum. Mais de 80% das cavidades ocorrem dentro de fissuras nos dentes, onde a escovação não pode atingir os alimentos deixados presos depois de comer e a saliva e o flúor não têm acesso para neutralizar o ácido e remineralizar os dentes desmineralizados, ao contrário de partes fáceis de limpar do dente, onde menos Ocorrem cáries.

A limpeza de dentes é a remoção da placa dentária e do tártaro dos dentes para prevenir cáries , gengivite , doenças das gengivas e cáries dentárias . A doença grave das gengivas causa pelo menos um terço da perda de dentes para adultos.

Geralmente, os especialistas recomendam que os dentes sejam limpos profissionalmente pelo menos duas vezes por ano. A limpeza profissional inclui a profilaxia profunda, o polimento dos dentes e, se o tártaro tiver acumulado, desbridamento, isso geralmente é seguido por um tratamento com flúor.

Os selantes dentários, cobrem e protegem as fissuras e as ranhuras nas superfícies de mastigação dos dentes posteriores, evitando que os alimentos se tornem presos e assim detenha o processo de decomposição. Uma tira de elastômero mostrou a força do vedante mais profundo dentro de superfícies de mastigação opostas e também pode forçar o creme dental com flúor dentro de superfícies de mastigação para auxiliar na remineralização de dentes desmineralizados.